domingo, 12 de junho de 2011

CACAÍNA X CRACK

As substâncias consideradas com potencial de abuso são aquelas que podem levar o indivíduo á uma auto-administração repedida levando, geralmente, a uma tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo. Dentre estas substâncias estão tanto a cocaína quanto o ecstasy.
A cocaína é classificada como uma droga estimulante do Sistema Nervoso Central, que são substâncias capazes de aumentar a atividade cerebral.     Já o ecstasy é uma droga de ação mista tendo sendo classificada então como estimulante e como pertubadora do Sistema Nervoso Central levando a alucinação ou ilusão, geralmente de natureza visual.
De acordo com a Federal Drug Enforcement Administration (DEA), essas drogas são classificadas como Classe II, que são substâncias de baixa utilidade clínica e alto potencial de abuso e dependência.
Esse potencial de abuso é calculado com base na quantidade de uso na vida e no percentual de dependência. Vários fatores influenciam esse potencial de abuso, como a disponibilidade da droga, seu preço, sua aceitabilidade social, seu modo de uso, seu mecanismo de ação, entre outros.
Mecanismo de ação do ecstasy: Os efeitos do MDMA se iniciam aproximadamente em 20 minutos após a ingestão do comprimido e se prolongam por 4 a 8 horas. Esta droga leva uma aumento da liberação de serotonina no cérebro além de outras ações neurológicas. Os efeitos desta ação são estimulantes, assim como em todos os anfetamínicos, normalmente, e adicionalmente inicia um efeito excitante sexual. Os efeitos alucinógenos são, principalmente, alterações visuais e sonoros e parece que tentem a aparecer em usuários recentes quando que usuários mais freqüentes sentem apenas seu efeito estimulante. Seus efeitos mais negativos como extrema depressão e tristeza aparecem 24 horas após a ingestão, que são as chamadas segundas-feiras negras, pois são comumente sentidas após um dia do consumo da droga, que geralmente é consumida nos finais de semana.
Mecanismo de ação da cocaína: Os efeitos da cocaína se iniciam em 10 a 15 minutos após cheirar o pó. Porém como o crack também é cocaína, mas sua via de administração é diferente por esta ser fumada, os efeitos podem ser de 10 a 15 segundos se utilizada a via pulmonar. No Sistema Nervoso Central, a droga age diretamente nos neurônios bloqueando o mecanismo de liberação de dopamina, fazendo com que ocorra uma concentração anormal de dopamina na fenda, superestimulando os receptores musculares promovendo então a sensação de euforia e poder provocada pela droga. Seus efeitos negativos como depressão, fadiga e mal-estar são sentidos logo após ao término do efeito da droga que se for cheirada tem duração de efeito de 45 minutos e se for fumada tem duração de efeito de 5 minutos.


Conclusão
A cocaína tem maior potencial de abuso quando em comparação com o ecstasy pois ela é a droga com maior disponibilidade por ser mais acessível, uma vez que o ecstasy é mais comumente vendido em festas além de ela ser mais barata. Esse maior potencial de abuso se deve também aos efeitos negativos da cocaína aparecerem mais rapidamente que os do ecstasy, levando o usuário de cocaína utilizar a droga por diversas vezes em um período de tempo relativamente curto.

Referencias

Autores: Carolina Dêgelo; Carolina Segatto; João Raphael; Taiara Calzeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário