
O usuário precisa satisfazer de imediato a sua necessidade de prazer e seu sistema de recompensa esta com uma disfunção que o faz abandonar todas as suas outras necessidades, tornando-se assim, dependente deste prazer proporcionado pela droga.
O crack no organismo:

Sua fumaça aspirada passa pelos alvéolos pulmonares e, através deles, cai na circulação sanguínea chegando então ao cérebro. No Sistema Nervoso Central, a droga age diretamente nos neurônios e esta ação se inicia em dez a quinze minutos após a inalação. Em uma pessoa normal, os impulsos nervosos são convertidos em neurotransmissores, como a dopamina, e liberados nos espaços sinápticos. Uma vez passada a informação, a substância é recapturada. Mas nos usuários de Crack, este mecanismo é bloqueado, fazendo com que ocorra uma concentração anormal de dopamina na fenda, superestimulando os receptores musculares promovendo então a sensação de euforia e poder provocada pela droga. Porém este efeito dura pouco tempo, em média cinco minutos, pois os receptores ajustam-se às necessidades do sistema nervoso. Ao perceber que existem demasiados receptores na sinapse, eles são reduzidos. Com isso as sinapses tornam-se lentas, comprometendo as atividades cerebrais e corporais e levando a uma depressão, fadiga e mal-estar. Quando ainda em ação, droga aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca causando risco de convulsão, infarto e derrame cerebral. Ela é distribuída pelo organismo por meio da circulação sanguínea, metabolizada no fígado e eliminada pela urina.
É pelo fato de esta droga proporcionar seus efeitos quase que imediatamente e estes efeitos ter curta duração, que o usuário de crack utiliza a droga por muitas vezes em curto período de tempo, tornando-se dependente rapidamente.
Quando o usuário tornar-se dependente, ao ficar sem a droga, ele entra em depressão e sente um grande cansaço, além de sentir a “fissura”, que é a compulsão avassaladora de usar a droga. O uso contínuo e em grandes quantidades leva o usuário a tornar-se extremamente agressivo, chegando a ficar paranóico, surgindo a gíria “nóia”. Problemas mentais sérios, problemas respiratórios, derrames e infartos são as consequências mais comuns do uso desta droga.
Outro mal desta droga é que ela induz abortos e nascimentos prematuros. Os bebês sobreviventes apresentam cérebro menor e choram de dor quando tocados ou expostos à luz. Demoram mais para falar, andar e ir ao banheiro sozinhos, além de ter imensa dificuldade de aprendizado.
Animação com a ação da cocaína e do crack no Sistema Nervoso Central: http://www.virtual.epm.br/material/depquim/9flash.htm
Fonte de imagens:
· http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUKavGlF8_3_RFQ42d5weXmcYOLm2EWFgzIbTOtF9YIEDOZoyWLkvowR4yA4SHMmmd7c_b_b93wIbjiZAIAYpZMefWmCtZd6Y2PIF_75qwQSYzDz4oyY24t_rTiqRnwvinks698s9S0Y0/s400/crack_usu%C3%A1rio.jpg&imgrefurl=http://ambienteacreano.blogspot.com/2009/08/mecanismos-de-acao-do-crack-droga-que.html&usg=__rub3GaGmEvQm-MvZsNDJL7_L4U8=&h=212&w=250&sz=16&hl=pt-BR&start=1&sig2=jvtvUd-ZCxt6dOE0KcqK_g&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=NL6xW1Q6QXCRrM:&tbnh=94&tbnw=111&prev=/search%3Fq%3Dmecanismo%2Bde%2Bdependencia%2Bdo%2Bcrack%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1420%26bih%3D769%26tbm%3Disch&ei=U5bnTduIGKLz0gGC5tGYCg
· http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cartapotiguar.com.br/wp-content/uploads/2010/12/crack.jpg&imgrefurl=http://www.cartapotiguar.com.br/%3Fp%3D3883&usg=__WsVRpY5oS6RNaLH0CUgmZXYmLmc=&h=532&w=800&sz=58&hl=pt-BR&start=6&sig2=ZsJIAGmplKejCV3m5IowMA&zoom=1&um=1&itbs=1&tbnid=j2ao1RZqUYthUM:&tbnh=95&tbnw=143&prev=/search%3Fq%3Dcrack%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1420%26bih%3D769%26tbm%3Disch&ei=ZpbnTfLlM6Xl0QGGyd2fCg
Fontes de texto:
· Material de toxicologia - Silvia Cazenave
· http://www.drauziovarella.com.br
· http://www.infoescola.com/drogas/crack/
· http://www.antidrogas.com.br/crack.php
Autores: Carolina Dêgelo, Carolina Segatto, João Raphael e Taiara Calzeta
Muito bem explicado e adorei a animação :D
ResponderExcluirNossa...muito legal a abordagem do tema!!
ResponderExcluirInteressantissimo o assunto tratado. Muito bem explicado, com uma abordagem que nos remete as preocupações que enfrentemos no dia-a-dia.
ResponderExcluirMuito bom e muito bem explicado!
ResponderExcluirGostei muito!!!! O assunto foi muito bem exposto!!!
ResponderExcluirNossa que legal!! É sempre bom entender melhor sobre essas coisas! E assim ficou bem fácil!
ResponderExcluir